maio 2009

You are browsing the site archives for maio 2009.

Reginaldo Coelho da Costa Ainda que diferança [différance*] não seja nem uma palavra nem um conceito, tentemos uma análise semântica aproximativa que nos conduzirá ao acesso daquilo que está em jogo. Segundo Derrida, sabe-se que o verbo diferir tem dois sentidos que parecem bem distintos: no latim (differre) e no grego (diapherein). A distribuição do …

Continue reading A significação a partir da diferança em Derrida

Wilhiam Luiz de Lima   Emmanuel Levinas nasceu em 1906, na República Lituânia, de família judaica. Mudou-se jovem para Estrasburgo, onde estudou filosofia e teve contato com importantes personalidades filosóficas. Seu itinerário acadêmico passou por contato com estudos de Husserl e Heidegger. Sua filosofia é fruto de tensão de vida, sofrimento pessoal e de um …

Continue reading O rosto revela um significado ético: Levinas

Jorge Luiz Barbosa   A civilização ocidental teve uma tendência muito freqüente de reduzir tudo o que era estranho, enigmático, obscuro às condições de inteligibilidade do intelecto. Nesse sentido, tudo será submetido à pretensa investigação do intelecto humano. Qualquer evento imprevisível do futuro ou outra coisa que não pode ser ordenada e compreendida ou manipulada …

Continue reading O princípio de responsabilidade na relação face-a-face em Levinas

Marcelo Geraldo de Oliveira   O filósofo inglês George Berkeley [1] é um representante da corrente “empirista” insatisfeito com o rumo que a filosofia moderna tomou quando se baseou somente na visão materialista. Segundo ele as discussões filosóficas e científicas de sua época estavam conduzindo a sociedade ao materialismo. Desta feita, em uma de suas …

Continue reading Berkeley e a crítica ao materialismo

Marney Barcelos Araújo   Nascido em Londres no ano de 1561, Francis Bacon foi introduzido na corte da Inglaterra em 1584, onde trabalhou até 1603, quando foi nomeado lorde-chanceler até 1618. Sua obra mais famosa foi escrita em 1620 e se chamava “Novum Organum”, que é a segunda parte de outra obra, a “Instauratio Magna”, …

Continue reading Francis Bacon e seu projeto cultural