outubro 2010

You are browsing the site archives for outubro 2010.

Rodrigo Artur Medeiros da Silva Ao se propor um itinerário filosófico na linha metafísica, ou seja, um aprofundamento a respeito do transcendente, cabe ao estudante de filosofia fazer uma reflexão mais apurada de tudo aquilo que lhe diz respeito, sobretudo investigar o que não lhe é claro no processo da busca pelo saber verdadeiro. Partindo …

Continue reading A prova da existência de Deus na perspectiva ontológica de Anselmo

Edivaldo de Oliveira Ribeiro Seja filósofo, mas para além da filosofia, seja sempre homem. (Hume, 1998, p.16) David Hume nasceu em Edimburgo em 1711. Em 1734, parte para a França e é lá que, ainda muito jovem, escreveu a sua obra principal, o Tratado da natureza humana. Tornando bibliotecário da ordem dos advogados em Edimburgo, …

Continue reading Impressões, idéias e suas ligações estruturais segundo Hume

Bruno Aparecido Nepomuceno A Filosofia ganhou, ao longo dos séculos, caráter de algo distante, inalcançável, inacessível e em última análise invenção de gregos ociosos ou doutrina de alemães problemáticos. Também, normalmente nos foi apresentada como estudo racional de problemas tão profundos e abstratos que se tornou distante demais para que, nós simples mortais e pobres …

Continue reading Cadê a minha Razão que estava aqui? ou Por um pensar genuinamente tupiniquim