março 2009

You are browsing the site archives for março 2009.

Philipe Fernandes Nogueira   Ao se pensar filosofia contemporânea, alguns autores ficam evidenciados por causa da grandeza de seus pensamentos. Dentre estes, destaca-se Friedrich Wilhelm Nietzsche, um dos mais importantes e conhecidos expoentes da reflexão filosófica contemporânea. Este pensador, geralmente, é conhecido pelo senso comum por tratar em suas obras de temas intrigantes e polêmicos …

Continue reading O niilismo como “estado psicológico” no pensamento nietzschiano

Percebe-se que estudar e trabalhar um determinado tema requer certo aprofundamento e empenho, principalmente quando este está vinculado ao conjunto de temas de Friedrich Wilhelm Nietzsche . Filósofo muito estudado, visto que suas reflexões filosóficas, além de profundas, inquietam muito as estruturas humanas, em especial aquelas que se referem à tradição. Como tema proposto para este trabalho, foi escolhido a questão da morte de Deus. Questão esta muito discutida nos dias atuais, uma vez que, até então, Deus era visto como o fundamento e sentido de todas as coisas existentes. No entanto, ……………………

Continue reading “Deus está morto”: o anúncio Nietzschiano como crítica à modernidade

A psicanálise, desde a sua concepção por Sigmund Freud, tem tido influências em áreas como a psicologia, a educação, a medicina e a psiquiatria, mas ainda assim Freud é admitido como autor de uma psicanálise difícil de ser entendida não por uma dificuldade intelectual, mas por uma dificuldade afetiva – “alguma coisa que aliena os sentimentos daqueles que entram em contato com a psicanálise, de tal forma que os deixa menos inclinados a acreditar nela ou a interessar-se por ela. Onde falta simpatia, a compreensão não virá facilmente” (FREUD: 171) …………………………

Continue reading Freud e a crítica ao narcisismo moderno