novembro 2013

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 Rosemberg Nascimento* Este artigo tem como objetivo primordial fazer uma exposição de maneira sucinta das aulas de Michel Foucault, do dia três de março de 1982. A trajetória que perpassa o pensamento foucaultiano é marcada pela hermenêutica do sujeito. Assim sendo, delinearemos o percurso de explanação tanto da primeira quanto da segunda hora de aula. …

Continue reading Ascese filosófica e espiritual na Hermenêutica do Sujeito de Michel Foucault

Rosemberg Nascimento * O problema a ser abordado neste artigo adentrando-se ao pensamento de dois grandes pensadores contemporâneos, a saber: Foucault e Merleau Ponty têm como objetivo de investigar e analisar de maneira concisa a partir dos textos de Michel Foucault o homem está morto? E o texto de Marilena Chauí acerca da obra a fecunda …

Continue reading O sentido do humanismo à luz do pensamento de Foucault e Merleau-Ponty

Lucas Santos Aredes A tragédia se define por meio de um conflito, sendo aquele da ordem da relação entre physis (natureza) e nomos (lei). Em outros termos, isso significa um conflito, por exemplo, entre leis humanas e divinas, entre o indivíduo e sua constante fuga em cumprir um destino determinado [1]. O presente artigo aponta …

Continue reading Leis divinas e leis humanas na tragédia “Antígona” de Sófocles

Euclides Evangelista Marçal [1] Frequentemente a ideia de virtude, tomada como meio de aperfeiçoamento da sociedade e do ser humano, perde-se em meio ao emaranhado ideológico veiculado pelos meios globais de comunicação de nosso século. Este artigo propõe uma breve refontização de determinadas características referentes ao comportamento humano e sua relação com a areté, a …

Continue reading ARETÉ E PAIDEIA: a excelência e a educação na era de Homero