Uncategorized

Eudvanio Dias Soares* Resumo: O presente trabalho objetiva apresentar um estudo sobre o tempo, fundamentado na Física de Aristóteles e especialmente na obra Os sentidos do tempo em Aristóteles de Fernando Rey Puente. Objetiva ainda expor algumas considerações sobre a bifacialidade do tempo e, com isso, suas instâncias temporais: passado, presente e futuro, levando em …

Continue reading PASSADO, PRESENTE E FUTURO EM ARISTÓTELES

Eudvanio Dias Soares* Resumo: Michel de Montaigne, no ensaio I, 20 De como filosofar é aprender a morrer, faz uma análise da morte e do morrer, procurando respaldar-se nos argumentos de escolas helenísticas de forma livre e pretensiosa, uma marca do seu modo de escrever. O presente artigo visa mostrar uma análise acerca de como …

Continue reading A MORTE E O MORRER EM MONTAIGNE: um diálogo com o estoicismo e o epicurismo

Carlos Heitor Fideles¹   Considerações iniciais A relação entre fé e razão sempre se mostrou protagonista de diversas discussões e obras, sobretudo por trazer consigo o problema dos limites de uma e outra. Na filosofia da Idade Média, esse tema acabou ficando sublinhado, uma vez que diante da influência do cristianismo foram desenvolvidos temas complexos …

Continue reading FÉ E RAZÃO NO MONOLÓGIO E NO PROSLÓGIO DE ANSELMO DE CANTUÁRIA

Carlos Heitor Fideles¹ Resumo: O presente artigo busca apresentar qual o sentido da filosofia para Theodor W. Adorno, a partir de seu texto “Actualidad de la filosofia”. Para tanto, se torna necessário percorrer um caminho que passa pela compreensão da filosofia contemporânea para o autor e como ele acredita que ela deve se comportar, passando …

Continue reading O SENTIDO DA FILOSOFIA EM “ACTUALIDAD DE LA FILOSOFIA” DE THEODOR W. ADORNO

Carlos Heitor Fideles¹ Pensar Deus sempre foi um desafio para a Filosofia. Muitos foram os que fizeram de Deus objeto de seu pensamento, porém poucos conseguiram tratar de Deus racionalmente com a profundidade de Tomás de Aquino. Neste trabalho buscaremos apresentar a compreensão de Tomás acerca da essência e da existência de Deus, mostrando como …

Continue reading EXISTÊNCIA E ESSÊNCIA DE DEUS SEGUNDO TOMÁS DE AQUINO

Hércules Amorim Werneck¹ Resumo: O presente artigo falará de forma atenuada sobre alguns conceitos da psicanálise freudiana, seu pensamento a respeito da religião bem como suas justificativas sobre o surgimento e seu funcionamento na vida humana. Para falar da questão religiosa, Freud se vale justamente de sua teoria do desenvolvimento e aponta fatores desde a …

Continue reading A RELIGIÃO EM SIGMUND FREUD

Emanuel Tadeu Dias Teixeira* Resumo: O presente artigo tem por objetivo discorrer sobre a doutrina das ideias do pensamento de Platão, relatando suas principais características começando pela origem da segunda navegação que possibilitou o surgimento de tal teoria. Depois a explicação do mundo das ideias, também chamado de Hiperurânio, onde essas estão situadas de forma …

Continue reading A DOUTRINA DAS IDEIAS DE PLATÃO

Geovane Macedo da Costa* Resumo: O presente artigo tem a intenção de abordar o surgimento da pólis e quais foram as contribuições deste acontecimento para a organização das civilizações arcaicas. Dessa forma, é preciso perpassar também os antecedentes da cidade grega para melhor analisar os efeitos desse acontecimento, visto que acaba por influenciar em outros …

Continue reading A PÓLIS COMO ACONTECIMENTO DECISIVO NO PENSAMENTO GREGO

Tiago Rafael Jerônimo da Silva* Resumo: O presente artigo apresenta, de forma atenuada, a apresentação do que seria a influência dos mitos na cultura e nos relacionamentos dos povos por meio da explicação de algumas histórias. Para falar de tal tema, primeiro será exposto um pouco da missão recebida por Hesíodo das musas: a de …

Continue reading A INFLUÊNCIA DOS DEUSES NA CULTURA E NOS RELACIONAMENTOS DOS GREGOS E A CRÍTICA DE XENÓFANES