agosto 2009

You are browsing the site archives for agosto 2009.

Edir Martins Moreira   Prólogo Em grande parte dos balanços que se fazem do pensamento pós-moderno, ressalta-se, compensando a ruína das “grandes narrativas”, dos “mega-relatos” filosóficos, teológicos, sociológicos e outros, percebe-se o surgimento de um “canteiro de obras” entregue à liberdade e à criatividade das pessoas. Se por um lado amarga-se a falta de segurança …

Continue reading O pensamento na era da liberdade e da criatividade

Luciano da Silva Roberto   Ao estudar a filosofia de Martin Heidegger (1889-1976), a partir de sua obra Ser e Tempo, percebe-se que seu pensamento se situa no centro das preocupações filosóficas da atualidade. Ele propõe a superação da tradição filosófica do Ocidente através da retomada da pergunta pelo sentido do ser, a qual é …

Continue reading Os modos de ser do “Dasein” a partir da analítica existencial heideggeriana

Walter Vieira Junior   No dia 25 de junho de 1984, morria, aos 57 anos, o professor francês Michel Foucault. Com essa frase iniciamos esta conversa, mas antes permitam-nos apresentar Foucault. Nasceu em Poitiers no dia 15 de outubro de 1926 e veio a falecer em Lyon. Foi filósofo, professor da cátedra de História dos …

Continue reading Uma conversa com Foucault