agosto 2011

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Alex Cristiano dos Santos 1  Introdução Tratar-se-á neste artigo da questão da educação partindo da concepção platônica para a problemática educacional dos dias atuais. Partindo da perspectiva dialógica socrática, far-se-á uma abordagem crítica das questões educacionais, segundo Platão, enfatizando a divulgação do conhecimento e a construção do pensamento instigados através da dialética e sua importância …

Continue reading A educação como difusão do conhecimento: da concepção platônica à problemática dos dias atuais

Daniel Junior dos Santos A dessacralização é um tema bastante pertinente na contemporaneidade, visto que os valores religiosos e seu simbolismo vêm se deteriorando por consequência de meios manipuladores como a mídia, televisão, levando as pessoas a assumirem uma posição a-religiosa diante do transcendente e se situarem num Cosmos desorganizado e sujeito à morte. Por …

Continue reading A dessacralização do sagrado: uma alusão à religiosidade contemporânea

Delvanir Maurílio Muitos foram os filósofos que questionaram, de diversos modos, sobre o fim da filosofia. Mas, ao perpassar pelo pensamento filosófico e sendo influenciado por Edmund Husserl, o filósofo Martin Heidegger foi um dos primeiros pensadores que, com sua contribuição, favoreceu uma das mais complexas reflexões filosóficas da metafísica clássica e teórica para a …

Continue reading O fim da filosofia e a tarefa do pensamento

João Paulo Rodrigues Pereira As primeiras expressões. Não havia nenhuma pessoa, nenhum animal, pássaro, peixe, caranguejo, árvore, pedra, buraco, desfiladeiro, campo ou floresta. Por si só o céu existiu. (…) Não havia mais nada, o que quer que fosse. Em silêncio ou em repouso. Cada coisa foi feita silenciosa. [1] A filosofia nasce na Grécia e …

Continue reading O outro – o excluído: filosofia da libertação de Henrique Dussel