abril 2011

You are browsing the site archives for abril 2011.

Fábio Avelar Salmen   A atitude de ouvir adquire especial importância nos dias atuais, marcados pelo imediatismo e pela superficialidade das pessoas, impregnados pela mentalidade materialista e consumista que nos é transmitida cotidianamente pelos meios de comunicação social. Hábitos tradicionais de nossa cultura, como o das conversas no ambiente familiar ou o do escutar pregações …

Continue reading Aprendendo a ouvir com Plutarco

Renato Cesar de Lima   Quem nunca teve a curiosidade, nem que seja mínima, de saber como é o primeiro segundo após a morte? Nunca ninguém “retornou” para contar. Já se ouviu experiências de pessoas que alegam terem presenciado o momento pós-morte. Mas nada concreto. Para Montaigne[1], a expressão morrer vai muito além de seu …

Continue reading A morte em Montaigne

Douglas Lopes Amaral   No presente artigo, pretendemos analisar o pensamento de Giordano Bruno[1], filósofo renascentista, acerca do universo, nos atentando para a questão da sua infinitude. Bruno rejeita a visão cosmológica que predominava em sua época e que se fundamentava na cosmologia aristotélica e na astronomia de Ptolomeu, que afirmava ser a Terra um …

Continue reading A infinitude do universo no pensamento de Giordano Bruno

Leandro Marcos Costa “Ó, suprema liberdade de Deus Pai! Ó, suprema e admirável felicidade do homem! Homem ao qual foi concedido obter aquilo que deseja e ser aquilo que quer. […]” Pico de Mirândola. O renascimento constitui um período de muitas transformações e de importância impar para a história da humanidade e do pensamento filosófico, …

Continue reading Renascimento: do teocentrismo ao antropocentrismo, uma nova visão acerca do homem e do mundo