novembro 2010

You are browsing the site archives for novembro 2010.

João Paulo Rodrigues Pereira   “A ética não trata do mundo. A ética deve ser uma condição do mundo…” (Wittgenstein)   Pensar o ser humano em sua plenitude foi por muito tempo uma audácia filosófica, não levaram em conta que ele, o ser humano, é um ser que não se revela por inteiro, mas grande …

Continue reading Outrem: uma relação ética

Edivaldo de Oliveira Ribeiro   O presente artigo terá por objetivo falar sobre o tema da linguagem, conforme compreendida no pensamento de Gadamer, como o ponto central do ser humano. Então, ao propor este tema é necessário que se fale, também, sobre o homem, uma vez que a linguagem só pode existir por causa do …

Continue reading Homem e linguagem segundo Gadamer

Gleison A. Martins Gomes   A estética surge do sistema filosófico de Hegel (1770–1831) como parte importante da filosofia do espírito. Na estética hegeliana se encontra impressionantes discursos ou conferências ministradas por Hegel na Universidade de Berlim que foram registradas por amigos, discípulos e ouvintes. Na introdução da Estética, Hegel apresenta com precisão seu objetivo, …

Continue reading A evolução histórica do conceito de belo na Estética de Hegel

Rodrigo Artur Medeiros da Silva   Tendo em vista que Jean-Paul Sartre (1905-1980) é um autor conhecido e respeitado por seu pensamento de crivo existencialista no meio filosófico, o presente artigo tentará explanar um pouco mais da compreensão sartreana acerca do conceito de liberdade, conceito este que para ser fundamentado e, consequentemente, defendido, deve primeiro …

Continue reading Compreendendo o conceito sartreano de liberdade