agosto 2012

You are browsing the site archives for agosto 2012.

Rafael Guimarães de Oliveira A problemática do pensamento de Bacon (1561-1626) consiste na crítica ao comportamento da ciência de sua época, e de épocas passadas, que não evoluía, que não apresentava operabilidade nenhuma à vida humana e que vivia numa estagnação completa: “(…) os métodos [científicos] de seu tempo não permitem inventar, e a ciência …

Continue reading Um obstáculo para a ciência segundo Francis Bacon

Júnior César de Sousa 1 Breve contextualização Há pouco mais de 5000 mil anos, nas civilizações do Oriente Médio, egípcios e babilônios usavam ferramentas práticas, essenciais a sua vida cotidiana. Podemos dizer, com certa segurança, que foi aí, o berço de toda concepção Matemática; esta era puramente de cunho prático, servindo as necessidades que aqueles …

Continue reading Considerações acerca do pensamento matemático dos gregos antigos

Juliano Aparecido Pinto “Fui compreendido? Todo filósofo escreve para ser e não ser compreendido ao mesmo tempo.” (Nietzsche) Introdução Desde os tempos imemoriais, a Filosofia buscou ser Ciência de rigor[1], sistemática em busca da verdadeira verdade. Tal projeto ora mais intenso, ora menos intenso, mas jamais abandonado. A Filosofia nasce como religião do logos, fundamentada …

Continue reading Filosofia como exercício de escuta em Husserl

Daniel Junio Gonçalves da Silva Immanuel Kant (1724-1804) pode ser considerado um divisor de águas na história da filosofia. Há quem afirme que se pode fazer uma filosofia contra Kant ou a favor de Kant; mas nunca sem Kant. De fato Kant é dos maiores filósofos da modernidade. Seu pensamento propôs uma revolução tão grande …

Continue reading Os juízos sintéticos a priori como fundamento do conhecimento

Rosemberg Nascimento O problema a ser abordado acerca da liberdade visa como objetivo principal investigar e analisar de modo conciso a partir da fundamentação da metafísica dos costumes no pensamento kantiano. Como sabemos, Immanuel Kant (1724-1804) é considerado um grande filósofo do iluminismo alemão que inovou e propiciou uma distinta visão não somente da filosofia …

Continue reading A compreensão de liberdade na perspectiva Kantiana: princípio supremo da moralidade

Lucas Henrique Pereira dos Santos Num Estado, isto é, numa sociedade onde há leis, a liberdade só pode consistir em poder fazer-se o que se deve querer e em não estar obrigado a fazer o que não se deve querer. Montesquieu Muitos questionamentos acerca da vida política brasileira circulam por todos os cantos de nosso …

Continue reading Alguns aspectos da República democrática na perspectiva de Montesquieu