junho 2009

You are browsing the site archives for junho 2009.

Alex Martins de Freitas   Jürgen Habermas* é visto como herdeiro do pensamento crítico da Escola de Frankfurt. É um dos pensadores contemporâneos que, diante da clássica concepção de razão que moldou o pensamento Ocidental e da problemática instaurada pela filosofia moderna, aponta uma nova proposta para o filosofar. Para ele, a compreensão de Filosofia …

Continue reading Racionalidade comunicativa na filosofia de Jürgen Habermas

Bruno Viana Campos   A capacidade racional do homem é o principal elemento que o diferencia dos demais animais. A linguagem, que é uma das dimensões da racionalidade, desenvolveu-se e se aprimorou ao longo do processo evolutivo humano. Por isso, inúmeros estudos foram feitos sobre ela, tendo como enforque sua origem, seu desenvolvimento e sua …

Continue reading A linguagem em Rousseau: sua origem e sua finalidade como expressão da liberdade humana

Vanderlei Guimarães   Desde os tempos mais antigos já se fala na política, em vários seguimentos da  sociedade. Ela como parte primordial para o crescimento da cidade, já que a palavra política vem de “polis” que no grego significa “Cidade” sendo esta o significado etimológico da palavra. Por outro lado, percebe-se que a política pode …

Continue reading A política na perspectiva hobbesiana

Adriano Miguel Silva   John Locke (1632–1704), pensador inglês, foi o fundador do empirismo crítico e também o primeiro a formular o problema “crítico” do conhecimento, em sua obra Ensaio sobre o entendimento humano, nesta obra ele critica os seguidores dos pensamentos cartesianos, não critica somente eles, mas também todos os que sustentavam a presença …

Continue reading A experiência como conhecimento humano: Locke

Geraldo Felício da Trindade   Jean-Paul Sartre é um dos filósofos mais importantes da corrente existencialista. Pode-se ver em seu pensamento a angústia do homem moderno, em especial, daquele homem pós-guerra. Ele se atreveu a pensar essa realidade existencial que corresponde à visão de um homem sem fé, sem família, sem amigos e sem finalidade …

Continue reading A autogênese do homem pela liberdade: um passeio em Sartre