*Matheus Gomes Ferreira Resumo: Em sua obra Ética a Nicômaco, especificamente no livro III, Aristóteles dedicou-se a apresentar os elementos que compõem uma teoria da ação. Tal teoria encontra-se sistematizada no quadro da responsabilidade moral e requer a investigação do raciocínio prático implicado nas ações humanas, o qual é efetivado, a partir, da escolha deliberada, …
Continue reading AÇÕES VOLUNTÁRIAS E INVOLUNTÁRIAS NO LIVRO III DA ÉTICA A NICÔMACO DE ARISTÓTELESFILÓSOFOS
Carlos Henrique e Karine de Souza[1] Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar uma análise da obra Abaporu, de Tarsila do Amaral, compreendendo-a dentro do movimento do qual pertence, que é o Modernismo. Por isso traz uma descrição da trajetória histórica da autora durante sua passagem pela Europa, ambiente em que teve o primeiro contato …
Continue reading ABAPORU: A ARTE CANIBAL BRASILEIRA NA DIALÉTICA DO PENSARBruno Diego Garcia[1] Resumo: Descartes é um nome de grande relevância para a filosofia moderna, principalmente pela preocupação com a edificação de um método científico capaz de oferecer clareza e distinção para os processos de conhecimento. Seu método postula fundamentos para a razão humana que permitem desenvolver uma filosofia capaz de atingir um conhecimento de …
Continue reading A CONTRIBUIÇÃO DO MÉTODO CARTESIANO PARA A FILOSOFIA MODERNAMoisés Galinari Tôrres Pedro Henrique S. Martins Introdução Dentre as pertinentes reflexões ao longo da história da filosofia, uma delas, sem dúvidas, trata-se da reflexão ética, isto é, no modo como o homem se comporta dentro de uma determinada sociedade. Tais discussões perpassam todas as civilizações, e ao longo de toda a cronologia histórica, sofreram …
Continue reading A SUPERAÇÃO NIETZSCHIANA DA PROPOSTA ÉTICA KANTIANA: APROXIMAÇÕES E LACUNASLucas Vilela Gonçalves [1] A ideia do Bem em Aristóteles A discussão sobre a Ideia do Bem é bastante recorrente na filosofia grega e encontra grande importância em dois dos maiores filósofos do período, Platão e Aristóteles, sendo que esses dois expoentes apresentam essa temática de modos diferentes. Nesse primeiro momento, o foco estará apenas …
Continue reading A INTERPRETAÇÃO ARISTOTÉLICA SOBRE A IDEIA DO BEMSandro José Viana Martins INTRODUÇÃO O pensamento do filósofo Martin Heidegger consiste em reavaliar a questão epistemológica acerca do conhecimento, acenando para os equívocos dos filósofos precedentes e colocando, para a aquisição de um conhecimento seguro, a analítica existencial. O fundamento, foco da metafísica tradicional, era buscado numa dimensão transcendental o que, segundo a concepção …
Continue reading A QUESTÃO DO SER EM HEIDEGGERAntônio Marcos Maciel Ferreira [*] Resumo: Este artigo objetiva analisar a problemática do mal nas obras no notável pensador, Santo Agostinho – Bispo de Hipona. Para tal, valer-nos-emos, sobretudo, da obra “De Líbero Arbítrio” e “De Civitate Dei” restringindo-nos, nesta última, apenas nos capítulos XIII e XIV. Todo o pano de fundo presente, sobretudo na …
Continue reading DEUS É AUTOR DO MAL? UMA ANÁLISE SOBRE O PROBLEMA DO MAL EM SANTO AGOSTINHOAntônio Marcos Maciel Ferreira[*] Resumo: O Argumento Ontológico da existência de Deus foi pensado, primeiramente, por Anselmo de Aosta, Arcebispo de Cantuária e uma das principais figuras do pensamento escolástico. O Argumento Ontológico está presente na Obra Proslogion (1078) na qual Anselmo mostra que Deus é o ser do qual não se pode pensar nada maior …
Continue reading O ARGUMENTO ONTOLÓGICO EM SANTO ANSELMOAntônio Marcos Maciel Ferreira[*] Resumo: A categoria do espírito é o que confere ao ser humano a capacidade de agir racionalmente e livremente. Usando o método vazeano de compreensão das estruturas fundamentais do ser humano, apresentaremos a compreensão de espírito em Lima Vaz. Esta categoria é de suma importância uma vez que ela permite …
Continue reading A CATEGORIA DE ESPÍRITO E AS RELAÇÕES HUMANAS NA ANTROPOLOGIA VAZEANAAntônio Marcos Maciel Ferreira* Resumo: Este artigo busca apresentar a concepção de Homem na perspectiva de Blaise Pascal; este pensador apresenta uma visão trágica do homem, caracteriza-o como um caniço pensante, um caniço mais frágil de todos, porém, diferenciado pela sua capacidade de pensar. A razão é um ponto muito importante na antropologia pascalina; …
Continue reading A CONCEPÇÃO DE HOMEM EM BLAISE PASCALRomério da Silva de Souza* Resumo: O Tema central deste artigo será o movimento do homem em busca da felicidade. Com esse tema abordar-se-á quais são os fatores responsáveis que levam o homem a ter como fim a busca pela felicidade, o que move o homem. A teoria de Aristóteles da alma é responsável de …
Continue reading O MOVIMENTO DO HOMEM RUMO À FELICIDADECarlos Geovane Nunes Magri * Resumo: O presente artigo visa a justificação do movimento segundo a filosofia de Aristóteles, e assim responder a seguinte pergunta: o movimento realmente existe? Os filósofos eleatas estabeleceram não existir movimento, pois a existência deste exigiria a coexistência de um “não ser”. Aristóteles, na “Física” e na “Metafísica”, analisa alguns …
Continue reading ONTOLOGIA E O MOVIMENTO EM ARISTÓTELES