junho 2012

You are browsing the site archives for junho 2012.

Irineu Altair da Silva   1 Introdução Os filósofos clássicos sempre criticaram os sofistas pela forma como estes usavam a retórica: em benefício próprio e consideram-se detentores da verdade. No livro Górgias, Platão critica o posicionamento dos sofistas afirmando que a retórica, como eles a utilizavam, não poderia ser considerada uma ciência, tão pouco se …

Continue reading Justiça versus retórica na filosofia platônica

Elder Alves Diniz Na filosofia, vários foram os pensadores que abordaram Deus como assunto atribuindo-lhe definições diversas. O presente artigo tem por finalidade explicitar a concepção de Deus no pensamento de Spinoza. Segundo Spinoza, Deus é a substância: […] a Substância que tem causa em si, […] que existe por si e em si, que …

Continue reading Uma abordagem do Deus spinoziano

Alex Cristiano dos Santos Introdução Pelo presente artigo abordar-se-á a concepção humeana a respeito da possibilidade de ocorrência de milagres, baseando-se fundamentalmente na seção X “Dos milagres” de sua obra “Investigação acerca do entendimento humano” e em alguns comentadores. Para Hume o milagre é uma violação das leis da natureza, utilizado pelas religiões para sua …

Continue reading Hume e o milagre