setembro 2010

You are browsing the site archives for setembro 2010.

Alan Lopes de Oliveira Na chamada pós-modernidade percebemos que não há nenhum conhecimento legitimado, a nosso ver, de modo definitivo. A questão do saber absoluto perdeu sua credibilidade, pois notamos não mais um único saber como fonte de todo conhecimento, e sim uma gigantesca gama de saberes relativos. Na chamada pós-modernidade, vemos anunciar-se uma impossibilidade …

Continue reading A deslegitimação da razão na cultura pós-moderna

Juliano Aparecido Pinto Pensar a questão do niilismo é algo indissociável do pensamento contemporâneo, uma vez que vimos a dissolução de todos os valores absolutos, os quais direcionavam a reflexão filosófica e a vida do homem antigo-medieval, contando também alguns séculos do período Moderno[1]. Ao perder os referenciais tradicionais aos quais pudesse se agarrar, o …

Continue reading O niilismo como dissolução dos valores supremos

Marney Barcelos Araújo Vanderlei Guimarães O presente estudo pretende mostrar o sentido do chamado “fim da metafísica”. Ao longo da história muitos filósofos questionaram sobre a autenticidade da metafísica e na modernidade estes questionamentos foram ganhando mais força, pois com o avanço da técnica e da absolutização da razão a metafísica foi perdendo a centralidade …

Continue reading O fim da metafísica

Gilmar Lopes da Silva Júlio César Ferreira Nos dias atuais muito se pergunta sobre o fim da arte, e como ele surgiu e se realmente ela morreu. Mas antes de abordarmos este tema façamos uma breve retomada do conceito arte ao longo da história a partir das grandes linhas da classificação das artes proposta por …

Continue reading Arte? Fim ou ocaso

Marcelo Geraldo de Oliveira Em sua obra A condição pós-moderna, Jean-François Lyotard[1] aponta que o objeto de seu estudo é a modificação na natureza mesma da ciência (e da universidade) provocada pelo impacto das transformações tecnológicas sobre o saber, nas sociedades pós industrial mais desenvolvidas, denominadas cultura “pós-moderna” a partir do final do século XX. …

Continue reading O saber nas sociedades informatizadas segundo Lyotard

Rodrigo Artur Medeiros da Silva Embora Henri Bergson (1859-1941) talvez não seja muito conhecido e, consequentemente, comentado nas cadeiras filosóficas discentes da contemporaneidade, trata na sua obra “Matéria e memória” de um dos principais problemas enfrentados pela filosofia: a relação do transcendente com o imanente, através do corpo com o espírito. A obra “Matéria e …

Continue reading A importância da percepção humana na relação entre transcendente e imanente: Bergson