abril 2010

You are browsing the site archives for abril 2010.

Rodrigo Artur Medeiros da Silva   O período histórico denominado idade moderna – enquanto filosofia – é dividido em três fases: a fase do renascimento, que se compreende do século XV ao século XVI, a do racionalismo e a do empirismo, compreendidas no século XVII; fases estas respectivamente marcadas pela religiosidade, pelo privilégio das verdades …

Continue reading A concepção pascaliana de milagres na relação entre o humano e o divino

Gustavo Inácio de Souza _ Muito se relata a respeito de Galileu Galilei, suas descobertas físicas e astronômicas, pois ele foi um gênio da revolução científica  no século XVII, foi um astrônomo de grande importância pelas observações pioneiras que fez com o telescópio. Suas observações trouxeram novas descobertas e se tornaram um modo mais empírico …

Continue reading Galileu e o método empírico

Delvanir Maurílio Em meados dos séculos XVI e XVII no reinado da Rainha Elizabeth I, a Inglaterra passava por um período de mineração e industrialização. E neste mesmo período nascia um dos mais célebres filósofos ingleses, Francis Bacon. Tendo exercido um significativo papel na vida política daquela sociedade, conseguiu o título de conselheiro da Coroa.  …

Continue reading Francis Bacon e a crítica aos ídolos