fevereiro 2011

You are browsing the site archives for fevereiro 2011.

Geraldo Felício da Trindade José Henrique Coêlho Rangel Vinícius Xavier Wilhiam Luiz de Lima Quaeramus aliquod non in speciem bonum, sed solidum et aequale et a secretiore parte formosius; hoc eruamus. Nec longe positum est: inuenietur, scire tantum opus est quo manum porrigas; nunc uelut in tenebris uicina transimus, offensates ea ipsa quae desidarmus.[1]   …

Continue reading A filosofia como caminho

Tiago da Silva Gomes Wilhiam Luiz de Lima Introdução Acima da ciência há outra face da realidade: importante, e de certa forma imprescindível do ser humano, aquela em que aparecem aspectos tão pouco quantificáveis como, por exemplo, os sentimentos – não é possível pesá-los, mas nada pesa mais do que eles na vida. Essa dimensão …

Continue reading Entre a religião e a ciência: oposição ou conciliação?

Daniel Filipe da Silva   Este artigo tem por finalidade apresentar o conceito de Esclarecimento em Theodor W. Adorno e Max Horkheimer[1], segundo o Excurso Primeiro – “Ulisses ou mito e Esclarecimento” – da obra A dialética do esclarecimento publicada em 1947. O que a expressão Esclarecimento significa se encontra explícito na primeira parte da …

Continue reading O Esclarecimento na era mítica

Joel Santos de Marselha   O presente artigo fará uma análise acerca da linguagem e seus limites no pensamento de Wittgenstein[1] conforme expresso em sua obra Tractatus Logico-Philosophicus (1921). Para ele, sua tarefa filosófica consiste em analisar a relação da linguagem com o mundo, a possível coincidência entre linguagem e realidade. A filosofia da linguagem …

Continue reading A linguagem e seus limites