agosto 2010

You are browsing the site archives for agosto 2010.

Juliano Aparecido Pinto Introdução No cenário do pensar filosófico contemporâneo, vimos um peculiar direcionamento reflexivo para as questões acerca do agir humano, ou se preferir, sobre a Ética. A isto nos garante padre Vaz: “Os estudos sobre ética são, provavelmente, os que mais rapidamente crescem no campo da bibliografia contemporânea em ciências humanas e filosofia. …

Continue reading Provocações Nietzscheanas

Jackson de Sousa Braga 1. Introdução Hoje a palavra “pessoa” se tornou sinônimo de ser humano. Mas, pode-se questionar: “será que sempre foi assim?” sabe-se que não. Pois foi graças ao pensamento agostiniano que se teve a aplicação de tal termo a todo e qualquer ser humano[1]. O presente trabalho tem por objetivo mostrar como …

Continue reading A aplicação do termo “persona” ao ser humano segundo Santo Agostinho

Daniel Filipe da Silva   A Psicologia, até pouco tempo, não  tinha noção alguma acerca dos fatos inconscientes propriamente ditos. Apenas falava dos fatos subconscientes e conscientes- o que está na mente agora- e eles eram estudados em conjunto, na vida psiquíca. Eram conhecidos pelos seus efeitos, pois “não se preocupava com a elaboração dos …

Continue reading A divisão do psiquismo