Tiago da Silva Gomes Mas o que sou eu, portanto? Uma coisa que pensa. Que é uma coisa que pensa? É uma coisa que duvida, que concebe, que afirma, que nega, que quer, que não quer, que imagina também e que sente. Certamente não é pouco se todas essas coisas pertencem à minha natureza. …
Continue reading Deus: imagem e semelhança do cogitonovembro 2009
You are browsing the site archives for novembro 2009.
Philipe Fernandes Nogueira Introdução Uma Antropologia Filosófica que se preze, deve buscar responder a pergunta básica: “o que é o homem?” levando em consideração todos os aspectos humanos de um modo geral. Tendo em vista obter a resposta desta pergunta, Pe. Henrique Cláudio de Lima Vaz [1] elabora a sua obra Antropologia Filosófica, constituída …
Continue reading O homem é seu corpo?: a interpretação vazeana da categoria de corpo próprioJackson de Sousa Braga David Hume (1721-1776) foi o principal filósofo da corrente de pensamento empirista moderna. Propõe que todo conhecimento parte e deriva dos sentidos, opondo-se ao racionalismo cartesiano, que acreditava que o conhecimento derivava da razão. Para Hume, no início do conhecimento, estão as percepções: podemos, pois, dividir aqui todas as percepções da …
Continue reading O empirismo de David Hume