Carlos Henrique e Karine de Souza[1] Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar uma análise da obra Abaporu, de Tarsila do Amaral, compreendendo-a dentro do movimento do qual pertence, que é o Modernismo. Por isso traz uma descrição da trajetória histórica da autora durante sua passagem pela Europa, ambiente em que teve o primeiro contato …
Continue reading ABAPORU: A ARTE CANIBAL BRASILEIRA NA DIALÉTICA DO PENSARAdorno
Fabiano Alves de Assis Adorno, dentro do espírito da Escola de Frankfurt, faz uma crítica à indústria cultural de sua época alegando que ela leva a uma mercantilização e empobrecimento da cultura. Parece ter havido uma capitalização da cultura. O homem, cansado do trabalho, já não sabe dispor de seu tempo livre recorrendo à indústria …
Continue reading Indústria cultural: mercantilização e empobrecimento do ser humanoAlex Cristiano dos Santos Em sua obra “Indústria cultural e sociedade”, Adorno concebe tempo livre como possibilidade produtiva, criativa, de desenvolvimento, de verdadeira liberdade. Entretanto, percebe o nosso filósofo que, com o desenvolvimento do sistema capitalista, o tempo livre passou a se subjugar ao trabalho, alienando o indivíduo do direito a este, prendendo-o aos interesses …
Continue reading Tempo livre: a alienação do indivíduo pelo sistema e a possibilidade de emancipaçãoGustavo Moreira Mendes Nós muitas vezes nos surpreendemos com diversas sacolas cheias. Isso acontece na maioria das vezes após um passeio pelo centro da cidade ou uma visita rápida ao shopping com aquelas famosas frases: vou só ao cinema ou passei só para conferir os preços e comprar um produto qualquer no supermercado. Ou talvez …
Continue reading O sujeito consumista em Theodor AdornoFábio Avelar Salmen Um dos aspectos do pensamento de Adorno[1] abordado de forma crítica e objetiva na obra Dialética do Esclarecimento refere-se à indústria cultural[2] contemporânea, responsável pelo empobrecimento e ideologização da cultura, deturpando seu significado essencial como elemento de caracterização e difusão de tradições e valores. Segundo Rabaça (2004, p. 16-18), a origem da …
Continue reading Adorno e a crítica à razão iluminista: a «anticultura» da indústria culturalDaniel Filipe da Silva Este artigo tem por finalidade apresentar o conceito de Esclarecimento em Theodor W. Adorno e Max Horkheimer[1], segundo o Excurso Primeiro – “Ulisses ou mito e Esclarecimento” – da obra A dialética do esclarecimento publicada em 1947. O que a expressão Esclarecimento significa se encontra explícito na primeira parte da …
Continue reading O Esclarecimento na era míticaBruno Viana Campos Todo homem, mesmo que seja indiretamente, procura entender os paradigmas que regem a sociedade na qual vive. Compreendendo-os, ainda que em partes, ele terá uma visão mais profunda da realidade que o cerca. Nesse sentido, a importância de se pensar o conceito de esclarecimento – “que tem perseguido sempre o objetivo de …
Continue reading A dominação do desconhecido: a gênese da reificação no projeto do esclarecimentoMaurício de Assis Reis 1. Introdução “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo 8,32) Século XX: um século de profundas transformações no modo de vida do homem, século de contradições, onde o avanço tecnológico disputa espaço com os atos violentos praticados entre os homens. Nas palavras do historiador Eric Hobsbawn, a chamada “Era …
Continue reading Violência silenciosa: ensaio sobre a reificação na dialética do esclarecimento