Robson Oliveira Teixeira Resumo: O presente artigo visa apresentar uma reflexão sobre a relação entre corpo e alma, colocando em evidência, a partir de um longo percurso reflexivo, que esta relação deve ser vista não como dualismo, e sim uma relação de dualidade. Além disso, visamos apresentar que o corpo, embora visto como um mal …
Continue reading A RELAÇÃO DE CORPO E ALMA COMO DUALIDADEAristóteles
*Matheus Gomes Ferreira Resumo: Em sua obra Ética a Nicômaco, especificamente no livro III, Aristóteles dedicou-se a apresentar os elementos que compõem uma teoria da ação. Tal teoria encontra-se sistematizada no quadro da responsabilidade moral e requer a investigação do raciocínio prático implicado nas ações humanas, o qual é efetivado, a partir, da escolha deliberada, …
Continue reading AÇÕES VOLUNTÁRIAS E INVOLUNTÁRIAS NO LIVRO III DA ÉTICA A NICÔMACO DE ARISTÓTELESLucas Vilela Gonçalves [1] A ideia do Bem em Aristóteles A discussão sobre a Ideia do Bem é bastante recorrente na filosofia grega e encontra grande importância em dois dos maiores filósofos do período, Platão e Aristóteles, sendo que esses dois expoentes apresentam essa temática de modos diferentes. Nesse primeiro momento, o foco estará apenas …
Continue reading A INTERPRETAÇÃO ARISTOTÉLICA SOBRE A IDEIA DO BEMRomério da Silva de Souza* Resumo: O Tema central deste artigo será o movimento do homem em busca da felicidade. Com esse tema abordar-se-á quais são os fatores responsáveis que levam o homem a ter como fim a busca pela felicidade, o que move o homem. A teoria de Aristóteles da alma é responsável de …
Continue reading O MOVIMENTO DO HOMEM RUMO À FELICIDADECarlos Geovane Nunes Magri * Resumo: O presente artigo visa a justificação do movimento segundo a filosofia de Aristóteles, e assim responder a seguinte pergunta: o movimento realmente existe? Os filósofos eleatas estabeleceram não existir movimento, pois a existência deste exigiria a coexistência de um “não ser”. Aristóteles, na “Física” e na “Metafísica”, analisa alguns …
Continue reading ONTOLOGIA E O MOVIMENTO EM ARISTÓTELESJosé Mário Santana Barbosa* Resumo: Objetiva-se, por meio deste presente estudo, compreender melhor o conceito filosófico de tempo no pensamento aristotélico, no intuito de avaliar sua real existência ou não no universo. Para isso, será analisado principalmente o livro IV da obra “Física”, de Aristóteles, no qual o autor apresenta sua definição de tempo, “refinando” …
Continue reading A EXISTÊNCIA DO TEMPO, NA FÍSICA DE ARISTÓTELESEudvanio Dias Soares* Resumo: O presente trabalho objetiva apresentar um estudo sobre o tempo, fundamentado na Física de Aristóteles e especialmente na obra Os sentidos do tempo em Aristóteles de Fernando Rey Puente. Objetiva ainda expor algumas considerações sobre a bifacialidade do tempo e, com isso, suas instâncias temporais: passado, presente e futuro, levando em …
Continue reading PASSADO, PRESENTE E FUTURO EM ARISTÓTELESDaniel Fernandes Moreira Introdução A vida é uma caminhada da qual todos nós estamos à mercê. Estes caminhos podem nos levar a uma vida repleta de alegrias ou de sofrimentos, dependendo do rumo que dermos ela. Ao nos debruçarmos sobre a ética aristotélica, inquietam-nos algumas perguntas: “Qual a melhor vida? Qual é o bem supremo …
Continue reading Eudaimonia: a vida feliz no pensamento aristotélico