Thiago Gandra do Vale Todos nós um dia nos deparamos com a nossa condição de seres limitados. Se isso ainda não ocorreu, uma hora ocorrerá; ou em muitas vezes já vivenciamos tal situação, mas não a percebemos devido ter sido de pequena importância seu enfrentamento. Isso se dá por causa das categorias de tempo e …
Continue reading A potencialidade dos afetos na natureza humanaabril 2011
You are browsing the site archives for abril 2011.
Fábio Avelar Salmen A atitude de ouvir adquire especial importância nos dias atuais, marcados pelo imediatismo e pela superficialidade das pessoas, impregnados pela mentalidade materialista e consumista que nos é transmitida cotidianamente pelos meios de comunicação social. Hábitos tradicionais de nossa cultura, como o das conversas no ambiente familiar ou o do escutar pregações …
Continue reading Aprendendo a ouvir com PlutarcoRenato Cesar de Lima Quem nunca teve a curiosidade, nem que seja mínima, de saber como é o primeiro segundo após a morte? Nunca ninguém “retornou” para contar. Já se ouviu experiências de pessoas que alegam terem presenciado o momento pós-morte. Mas nada concreto. Para Montaigne[1], a expressão morrer vai muito além de seu …
Continue reading A morte em MontaigneDouglas Lopes Amaral No presente artigo, pretendemos analisar o pensamento de Giordano Bruno[1], filósofo renascentista, acerca do universo, nos atentando para a questão da sua infinitude. Bruno rejeita a visão cosmológica que predominava em sua época e que se fundamentava na cosmologia aristotélica e na astronomia de Ptolomeu, que afirmava ser a Terra um …
Continue reading A infinitude do universo no pensamento de Giordano BrunoLucas Germano de Azevedo Como pode a terra não ser o centro do universo? Os astros espaciais não estão nos circulando? O sol não está em movimento? Estes e alguns outros questionamentos embalaram o mundo científico de forma mais evidente por mais de duzentos anos, período entre 1500 a 1700. Este tempo ficou conhecido …
Continue reading Revolução Científica: novo modo de pensar o mundoLeandro Marcos Costa “Ó, suprema liberdade de Deus Pai! Ó, suprema e admirável felicidade do homem! Homem ao qual foi concedido obter aquilo que deseja e ser aquilo que quer. […]” Pico de Mirândola. O renascimento constitui um período de muitas transformações e de importância impar para a história da humanidade e do pensamento filosófico, …
Continue reading Renascimento: do teocentrismo ao antropocentrismo, uma nova visão acerca do homem e do mundo