Joel Santos de Marselha Não existe Deus, há uma ausência de fundamento, de um ser absoluto, de uma verdade absoluta, de um sentido para a vida, não há arqué nem télos. O que vigora é somente o esquecimento do ser e a morte de Deus. Com base nesse niilismo proposto por Heidegger e Nietzsche, este …
Continue reading Niilismo: o alicerce da pós-modernidade?Joel Santos de Marselha
Joel Santos de Marselha O presente artigo fará uma análise acerca da linguagem e seus limites no pensamento de Wittgenstein[1] conforme expresso em sua obra Tractatus Logico-Philosophicus (1921). Para ele, sua tarefa filosófica consiste em analisar a relação da linguagem com o mundo, a possível coincidência entre linguagem e realidade. A filosofia da linguagem …
Continue reading A linguagem e seus limitesJoel Santos de Marselha René Descartes em sua obra Meditações analisa a tradição com um olhar metódico, acerca da dúvida, a fim de romper com seus conceitos de realidade, por acreditar que são incertos e duvidosos. Ele começa colocando em foco a questão da existência de si, das coisas, de Deus e da veracidade da …
Continue reading Da dúvida à certeza: “Penso, logo existo”