Daniel Fernandes Moreira Bem-aventurado silêncio. Feliz o homem que nada sabe e nada quer. (Angelus Silesius) 1 Introdução Muitos foram as preocupações que surgiram durante a história da filosofia às quais os filósofos dedicaram o árduo trabalho buscando encontrar razões ou soluções para os problemas delas sugeridos. Basta relembrarmos dos primeiros filósofos gregos, como, por …
Continue reading “Sobre aquilo de que não se pode falar, deve-se calar”: uma leitura sobre a mística no Tractatus Logico-Philosophicus de WittgensteinWittgenstein
Lucas Henrique P. Santos “A solução do problema da vida é vista no desaparecimento do problema.” (Wittgenstein) O tema da linguagem se mostrou muito presente nos pensamentos dos grandes filósofos do mundo ocidental. Deve-se essa importância pelo fato de a própria filosofia se servir quase que exclusivamente desse artifício: a linguagem. Nessa perspectiva iremos analisar …
Continue reading Linguagem: uma possibilidade de interpretação do mundoLeandro Alves Figueira A linguagem humana possui papel fundamental para descrever o conhecimento das coisas que nos rodeiam ou não. É ela que manifesta da melhor forma o pensamento abstrato que nós fazemos para conhecer o mundo, através do mito, da arte, da ciência e principalmente da filosofia. Com essa perspectiva, procuraremos desenvolver o mais …
Continue reading O argumento da linguagem privada em WittgensteinEdivaldo de Oliveira Ribeiro O presente artigo, cuja base inspiratória se pauta no pensamento do filosofo pós-moderno de Jean-François Lyotard – uma chave hermenêutica que mostra a passagem do pensamento moderno para o pensamento pós-moderno – objetiva-se analisar o problema do método nos jogos de linguagens. Porém, antes de se adentrar nesse aspecto se abordará …
Continue reading Jogos de linguagem: possível saída para o não-fundamento?Tiago da Silva Gomes Wilhiam Luiz de Lima Introdução Acima da ciência há outra face da realidade: importante, e de certa forma imprescindível do ser humano, aquela em que aparecem aspectos tão pouco quantificáveis como, por exemplo, os sentimentos – não é possível pesá-los, mas nada pesa mais do que eles na vida. Essa dimensão …
Continue reading Entre a religião e a ciência: oposição ou conciliação?Joel Santos de Marselha O presente artigo fará uma análise acerca da linguagem e seus limites no pensamento de Wittgenstein[1] conforme expresso em sua obra Tractatus Logico-Philosophicus (1921). Para ele, sua tarefa filosófica consiste em analisar a relação da linguagem com o mundo, a possível coincidência entre linguagem e realidade. A filosofia da linguagem …
Continue reading A linguagem e seus limites