Fábio Avelar Salmen Um dos aspectos do pensamento de Adorno[1] abordado de forma crítica e objetiva na obra Dialética do Esclarecimento refere-se à indústria cultural[2] contemporânea, responsável pelo empobrecimento e ideologização da cultura, deturpando seu significado essencial como elemento de caracterização e difusão de tradições e valores. Segundo Rabaça (2004, p. 16-18), a origem da …
Continue reading Adorno e a crítica à razão iluminista: a «anticultura» da indústria culturalnovembro 2011
You are browsing the site archives for novembro 2011.
Leandro Alves Figueira A linguagem humana possui papel fundamental para descrever o conhecimento das coisas que nos rodeiam ou não. É ela que manifesta da melhor forma o pensamento abstrato que nós fazemos para conhecer o mundo, através do mito, da arte, da ciência e principalmente da filosofia. Com essa perspectiva, procuraremos desenvolver o mais …
Continue reading O argumento da linguagem privada em WittgensteinJosé Maria Dias No decorrer da história, a linguagem sempre foi um elemento primordial na vida do ser humano. Neste sentido, buscaremos entender um pouco sobre ela no pensamento de Gadamer. É possível falar de linguagem sem mencionar o ser humano? É o que pretendemos esclarecer no decorrer deste artigo. A definição clássica demonstra o …
Continue reading A linguagem como expressão do sentido humanoRamon dos Santos Oliveira Liberdade. Uma das expressões pouco compreendidas na atualidade. Para o senso comum, liberdade pode ser interpretada de diversas maneiras, destaco: como a possibilidade de realizar tudo o que me convém, ou quando “(…) só somos livres com relação a um estado de coisas que não nos constrange” (PERDIGÃO, 1995, p. 88). …
Continue reading Liberdade: estamos todos condenadosJúlio César Divino Vigiano “A morte é um limite”? Eis a pergunta que está presente na mente de muitas pessoas, e que gera angústia ao tentar respondê-la, uma vez que nós não estamos preparados para aceitar este acontecimento que está presente em toda criatura. Muitos foram os filósofos que buscaram uma reflexão mais profunda acerca …
Continue reading Será a morte o fim último do ser humano?Douglas Lopes Amaral Diante da facticidade e efemeridade da vida na qual o ser humano se vê mergulhado, várias questões existencias se apresentam ao espírito humano, como a busca pela origem, pelo sentido da vida. Tais questões tocam o mais profundo do existir humano e sempre permanecem indecifráveis, enigmáticas e misteriosas ante a nossa capacidade …
Continue reading A morte em Heidegger: horizonte de possibilidades para uma vida autênticaLucas Antônio Ferreira “No rosto, apresenta-se o ente por excelência” (Lévinas) No decorrer dos anos, a sociedade vem se deparando com diversas situações alarmantes, como violências, sequestros, corrupção política, homicídios, aborto, injustiças, dentre muitos outros fatores que demonstram o fruto da dominação do homem sobre si mesmo. Assim, pode se observar que a questão mais …
Continue reading O rosto como expressão do sentido do humano em LévinasFabiano Alves Assis Rafael Guimarães de Oliveira A morte causa grande desassossego no homem que se propõe elaborar um pensamento acerca da mesma. Essa inquietação faz parte da história humana, devido à contingência do tema. Sabemos, a grosso modo, que um dia nos faltará o hálito da vida. Vida que aprendemos a amá-la, que temos …
Continue reading A possibilidade de se pensar a morteAlex Cristiano dos Santos Elder Alves Diniz Introdução Buscaremos, pelo presente artigo, apresentar uma conceituação do mal perpassando pelos pensamentos filosóficos de Agostinho, Schelling e Paul Ricoeur abrangendo, desta forma, parte do pensamento filosófico sobre o mal, perpassando pelo pensamento medieval, com Agostinho, moderno, com Schelling e contemporâneo, com Ricoeur. Tentaremos iniciar um caminho …
Continue reading O problema da existência e natureza do mal nos pensamentos de Agostinho, Schelling e RicoeurRosemar Marcos Thiago Andrade Neste ensaio pretendemos visualizar de uma maneira ampla os pensamentos de dois filósofos modernos a respeito de um mesmo termo, que é a paixão (emoção). Trabalharemos aqui de forma sucinta os pensamentos de Descartes e Pascal, dois filósofos que tratam as paixões, porém de perspectivas diferentes. Ao final tentaremos demonstrar em …
Continue reading As paixões humanas na perspectiva cartesiana e pascalianaThiago Gandra do Vale Uma das maiores buscas do pensamento ocidental foi a questão do ser. Desse modo, diversos pensadores, conforme o seu tempo, ousaram expor tentativas de se pronunciar sobre o ser. É mediante a esta situação que pretendemos desenvolver este artigo, com o intuito de mostrar como Heidegger nos expõe seu pensamento sobre …
Continue reading Liberdade: a possibilidade de uma impossibilidadeLeandro Marcos Costa “Falar um com o outro significa: dizer algo para o outro, mostrar um para o outro alguma coisa e confiar-se mutuamente ao que se mostra”. Martin Heidegger O homem é dotado de um atributo que o faz se destacar entre tantos seres que existem na face da terra. Há nele uma …
Continue reading A linguagem enquanto morada humana segundo Heidegger