Daniel Fernandes Moreira * Fabrício Sampaio Coelho ** Introdução A questão religiosa na vida de Nietzsche sempre foi pertinente: quando criança, a exemplo do pai, queria se tornar pastor. Na juventude entra para a universidade cursando teologia. Contudo, deixa inacabada essa faculdade e se entrega ao estudo da filologia que irá resultar na sua introdução …
Continue reading Nietzsche: a negação da religião como consequência do niilismoDaniel Fernandes Moreira
Daniel Fernandes Moreira Bem-aventurado silêncio. Feliz o homem que nada sabe e nada quer. (Angelus Silesius) 1 Introdução Muitos foram as preocupações que surgiram durante a história da filosofia às quais os filósofos dedicaram o árduo trabalho buscando encontrar razões ou soluções para os problemas delas sugeridos. Basta relembrarmos dos primeiros filósofos gregos, como, por …
Continue reading “Sobre aquilo de que não se pode falar, deve-se calar”: uma leitura sobre a mística no Tractatus Logico-Philosophicus de WittgensteinDaniel Fernandes Moreira Introdução A vida é uma caminhada da qual todos nós estamos à mercê. Estes caminhos podem nos levar a uma vida repleta de alegrias ou de sofrimentos, dependendo do rumo que dermos ela. Ao nos debruçarmos sobre a ética aristotélica, inquietam-nos algumas perguntas: “Qual a melhor vida? Qual é o bem supremo …
Continue reading Eudaimonia: a vida feliz no pensamento aristotélicoDaniel Fernandes Moreira 1 Introdução Pelo próprio nome dado ao ser humano, homo sapiens, percebemos uma inclinação para um conhecimento verdadeiro[1], para uma sabedoria. O homem sente em si a necessidade de conhecer as coisas, de procurar o verdadeiro significado e a função que cada coisa que o circunda possui, buscando até mesmo o autoconhecimento. …
Continue reading A experimentação como um caminho para a verdade