Rafael Guimarães de Oliveira Tendo como objetivo principal da obra Ser e Tempo a busca por outro sentido do ser que fuja de todas as perspectivas apontadas até então pela história da metafísica, Heidegger (1889-1979), filosofo alemão e expoente do existencialismo, propõe uma análise da existência do ente, donde ele possa extrair o adequado sentido …
Continue reading O sentido da morte na analítica existencial do Dasein de HeideggerRafael Guimarães de Oliveira
Rafael Guimarães de Oliveira A problemática do pensamento de Bacon (1561-1626) consiste na crítica ao comportamento da ciência de sua época, e de épocas passadas, que não evoluía, que não apresentava operabilidade nenhuma à vida humana e que vivia numa estagnação completa: “(…) os métodos [científicos] de seu tempo não permitem inventar, e a ciência …
Continue reading Um obstáculo para a ciência segundo Francis BaconRafael Guimarães de Oliveira Introdução O poder e sua relação com a prisão, no pensamento de Michel Foucault (1926-1984), filósofo francês, marca-se pela crítica histórica às relações de poder. A nossa abordagem tem um caráter descritivo para apontar o que o autor pensou nessa perspectiva do poder e da prisão. Depois de apontar uma virada, …
Continue reading Uma economia do poder e da prisãoFabiano Alves Assis Rafael Guimarães de Oliveira A morte causa grande desassossego no homem que se propõe elaborar um pensamento acerca da mesma. Essa inquietação faz parte da história humana, devido à contingência do tema. Sabemos, a grosso modo, que um dia nos faltará o hálito da vida. Vida que aprendemos a amá-la, que temos …
Continue reading A possibilidade de se pensar a morte