Rafael Guimarães de Oliveira A problemática do pensamento de Bacon (1561-1626) consiste na crítica ao comportamento da ciência de sua época, e de épocas passadas, que não evoluía, que não apresentava operabilidade nenhuma à vida humana e que vivia numa estagnação completa: “(…) os métodos [científicos] de seu tempo não permitem inventar, e a ciência …
Continue reading Um obstáculo para a ciência segundo Francis BaconFrancis Bacon
Josinei da Rocha Neto Francis Bacon, filósofo inglês empirista (1561-1626), destacou-se em todos o ramos em que atuava: ciência, filosofia e a política sendo um dos grandes representantes da política de sua época, tinha como proposta um novo método para a ciência e a política, usando de sua filosofia dizia que saber é poder a …
Continue reading Ídolos do teatro: um obstáculo à ciênciaDelvanir Maurílio Em meados dos séculos XVI e XVII no reinado da Rainha Elizabeth I, a Inglaterra passava por um período de mineração e industrialização. E neste mesmo período nascia um dos mais célebres filósofos ingleses, Francis Bacon. Tendo exercido um significativo papel na vida política daquela sociedade, conseguiu o título de conselheiro da Coroa. …
Continue reading Francis Bacon e a crítica aos ídolosMarney Barcelos Araújo Nascido em Londres no ano de 1561, Francis Bacon foi introduzido na corte da Inglaterra em 1584, onde trabalhou até 1603, quando foi nomeado lorde-chanceler até 1618. Sua obra mais famosa foi escrita em 1620 e se chamava “Novum Organum”, que é a segunda parte de outra obra, a “Instauratio Magna”, …
Continue reading Francis Bacon e seu projeto cultural