Delvanir Maurílio Rodrigo Artur Medeiros da Silva Decerto que o ser humano é objeto de estudos e reflexões dos tratados filosóficos ao longo de toda a tradição. Assuntos relacionados à sua essência ou à sua existência são, foram e – por que não dizer – ainda serão, por diversas vezes, colocados nas pautas das discussões …
Continue reading O paradigma antropológico-linguístico na filosofia contemporâneaRodrigo Artur Medeiros da Silva
Rodrigo Artur Medeiros da Silva Ao afirmarmos com Aristóteles as máximas filosóficas de que a filosofia é a ciência de todas as coisas, pelas causas primeiras e princípios últimos, através da razão (Cf. MORA. 2005, p. 1044-1050), bem como a de que “todo homem tende, por natureza, ao saber” (ARISTÓTELES, 1969, p. 36), reverenciamos a …
Continue reading Sobre a diferença [differénce/differánce] em DerridaRodrigo Artur Medeiros da Silva Tendo em vista que Jean-Paul Sartre (1905-1980) é um autor conhecido e respeitado por seu pensamento de crivo existencialista no meio filosófico, o presente artigo tentará explanar um pouco mais da compreensão sartreana acerca do conceito de liberdade, conceito este que para ser fundamentado e, consequentemente, defendido, deve primeiro …
Continue reading Compreendendo o conceito sartreano de liberdadeRodrigo Artur Medeiros da Silva Ao se propor um itinerário filosófico na linha metafísica, ou seja, um aprofundamento a respeito do transcendente, cabe ao estudante de filosofia fazer uma reflexão mais apurada de tudo aquilo que lhe diz respeito, sobretudo investigar o que não lhe é claro no processo da busca pelo saber verdadeiro. Partindo …
Continue reading A prova da existência de Deus na perspectiva ontológica de AnselmoRodrigo Artur Medeiros da Silva Embora Henri Bergson (1859-1941) talvez não seja muito conhecido e, consequentemente, comentado nas cadeiras filosóficas discentes da contemporaneidade, trata na sua obra “Matéria e memória” de um dos principais problemas enfrentados pela filosofia: a relação do transcendente com o imanente, através do corpo com o espírito. A obra “Matéria e …
Continue reading A importância da percepção humana na relação entre transcendente e imanente: BergsonRodrigo Artur Medeiros da Silva O período histórico denominado idade moderna – enquanto filosofia – é dividido em três fases: a fase do renascimento, que se compreende do século XV ao século XVI, a do racionalismo e a do empirismo, compreendidas no século XVII; fases estas respectivamente marcadas pela religiosidade, pelo privilégio das verdades …
Continue reading A concepção pascaliana de milagres na relação entre o humano e o divino