Juliano Aparecido Pinto Introdução No cenário do pensar filosófico contemporâneo, vimos um peculiar direcionamento reflexivo para as questões acerca do agir humano, ou se preferir, sobre a Ética. A isto nos garante padre Vaz: “Os estudos sobre ética são, provavelmente, os que mais rapidamente crescem no campo da bibliografia contemporânea em ciências humanas e filosofia. …
Continue reading Provocações Nietzscheanasagosto 2010
You are browsing the site archives for agosto 2010.
Jackson de Sousa Braga 1. Introdução Hoje a palavra “pessoa” se tornou sinônimo de ser humano. Mas, pode-se questionar: “será que sempre foi assim?” sabe-se que não. Pois foi graças ao pensamento agostiniano que se teve a aplicação de tal termo a todo e qualquer ser humano[1]. O presente trabalho tem por objetivo mostrar como …
Continue reading A aplicação do termo “persona” ao ser humano segundo Santo AgostinhoDaniel Filipe da Silva A Psicologia, até pouco tempo, não tinha noção alguma acerca dos fatos inconscientes propriamente ditos. Apenas falava dos fatos subconscientes e conscientes- o que está na mente agora- e eles eram estudados em conjunto, na vida psiquíca. Eram conhecidos pelos seus efeitos, pois “não se preocupava com a elaboração dos …
Continue reading A divisão do psiquismo