Ildeu da Cruz Sílvio Montesquieu nasceu em 1689 no castelo de La Bréde, França. Foi educado com os oratorianos de juilly, os quais eram iluministas. Foi nesta mesma escola que Montesquieu acabou ganhando um grande gosto pela história. Em um período de sua vida percorre toda a Europa, onde pode observar as leis e os …
Continue reading Montesquieu e sua divisão de governosjunho 2010
You are browsing the site archives for junho 2010.
Evaldo Rosa de Oliveira Reginaldo Pereira Inácio O niilismo vem do latim nihil que significa nada; é uma corrente filosófica que, a princípio, concebe a existência humana como isenta de qualquer sentido. Foi popularizada primeiramente na Rússia do século XIX, como reação de alguns intelectuais russos, principalmente socialistas e anarquistas à lentidão dos czares em …
Continue reading O ser humano: a criança niilistaLeone José Mateus Jean-Jacques Rousseau é um dos principais representantes do iluminismo francês. Em 1742, o filósofo de Genebra se instala em Paris como professor de música, mas não se saiu bem. Rousseau estabeleceu um laço de amizade com Diderot, que o convidou para escrever artigos de música para a Enciclopédia, foi assim que entrou …
Continue reading A educação para a liberdade segundo RousseauDaniel Filipe da Silva Este artigo tem por finalidade apontar a causa, o processo de geração, o objetivo e a definição de Estado segundo Thomas Hobbes, com base na sua obra Leviatã, publicada em 1651. Primeiramente, cabem ser colocadas, aqui, algumas informações acerca da vida do filósofo a ser trabalhado ao longo deste artigo. Hobbes …
Continue reading Estado: concepção, causa e fim segundo Thomas Hobbes