Irineu Altair da Silva 1 Introdução Os filósofos clássicos sempre criticaram os sofistas pela forma como estes usavam a retórica: em benefício próprio e consideram-se detentores da verdade. No livro Górgias, Platão critica o posicionamento dos sofistas afirmando que a retórica, como eles a utilizavam, não poderia ser considerada uma ciência, tão pouco se …
Continue reading Justiça versus retórica na filosofia platônicajunho 2012
You are browsing the site archives for junho 2012.
Luiz Carlos Santana A retórica é uma arte, a arte de bem falar, de mostrar eloquência diante de um público para ganhar a sua causa. O objetivo geral deste artigo é averiguar o conceito de retórica no “Górgias” de Platão e também relacionar o conceito de retórica com a visão que Platão tinha dos sofistas, …
Continue reading A concepção de retórica a partir do “Górgias” de PlatãoFabiano Milione Honório Neste artigo pretende-se uma abordagem acerca do Estado no pensamento de Hobbes e, fazendo uma relação com o Reino de Deus, propõe-se chegar a uma definição de como viver no Estado de forma estável. O Estado para esse filósofo é formado basicamente por um governante, que ele chama de soberano, e seus …
Continue reading O reino de Deus e o Estado hobbesianoElder Alves Diniz Na filosofia, vários foram os pensadores que abordaram Deus como assunto atribuindo-lhe definições diversas. O presente artigo tem por finalidade explicitar a concepção de Deus no pensamento de Spinoza. Segundo Spinoza, Deus é a substância: […] a Substância que tem causa em si, […] que existe por si e em si, que …
Continue reading Uma abordagem do Deus spinozianoAlex Cristiano dos Santos Introdução Pelo presente artigo abordar-se-á a concepção humeana a respeito da possibilidade de ocorrência de milagres, baseando-se fundamentalmente na seção X “Dos milagres” de sua obra “Investigação acerca do entendimento humano” e em alguns comentadores. Para Hume o milagre é uma violação das leis da natureza, utilizado pelas religiões para sua …
Continue reading Hume e o milagreJackson de Sousa Braga Existe uma forte relação entre a Filosofia e a Psicologia, podendo-se afirmar que são as ciências humanas mais próximas[1]. Os primeiros estudos sobre o psiquismo e a alma foram realizados pela Filosofia Grega, a qual observava atentamente as atividades humanas e a manifestação da alma[2]. Sendo assim, pretende-se aqui fazer …
Continue reading Uma breve relação entre Filosofia e PsicologiaJackson de Sousa Braga A percepção do mal na vida de Agostinho Agostinho de Hipona percebe o mal ao longo de toda sua história de vida, por isso começa a se questionar sobre a sua causa e origem. Na obra Confissões, ele retrata o caminho que realizou para encontrar o que lhe fazia ser …
Continue reading Provocações acerca da questão do mal no pensamento de Santo Agostinho