Daniel Junior dos Santos O que é o belo? Qual é o substrato, télos da arte? Estas sem dúvida podem ser elencadas como uma das grandes perguntas que movimentaram e ainda movimentam o cenário artístico e filosófico do pensamento acerca da estética (1). Situado neste viés e numa tradição essencialmente metafísica, Plotino (2), cristalizado como …
Continue reading Ética e Estética: a mística do Uno em PlotinoDaniel Junior dos Santos
Daniel Junior dos Santos A pretensão pela verdade foi e será sempre um desejo de todo o ser humano. Impelido por esta necessidade não só de conhecimento, mas de apreensão da verdade, o período que conhecemos como modernidade é marcado pela ruptura da tradição e pela ascensão da razão, exacerbando-se o subjetivismo e solipsismo do …
Continue reading Hermenêutica gadameriana: construção e desconstrução gnosiológicaDaniel Junior dos Santos A vida humana é marcada por inúmeros paradigmas (felicidade versus tristeza, soberba versus desapego, dor versus prazer, amor versus ódio), entretanto um dos mais conturbados e questionados é o seguinte: De onde vimos e para onde nos dirigimos? Encontramos múltiplas teorias que tentam fundamentar e sistematizar uma resposta, porém não existe …
Continue reading Compreensão montaniana do morrer: a via entre existir e perecerDaniel Junior dos Santos A dessacralização é um tema bastante pertinente na contemporaneidade, visto que os valores religiosos e seu simbolismo vêm se deteriorando por consequência de meios manipuladores como a mídia, televisão, levando as pessoas a assumirem uma posição a-religiosa diante do transcendente e se situarem num Cosmos desorganizado e sujeito à morte. Por …
Continue reading A dessacralização do sagrado: uma alusão à religiosidade contemporânea