Moisés Galinari Tôrres Pedro Henrique S. Martins Introdução Dentre as pertinentes reflexões ao longo da história da filosofia, uma delas, sem dúvidas, trata-se da reflexão ética, isto é, no modo como o homem se comporta dentro de uma determinada sociedade. Tais discussões perpassam todas as civilizações, e ao longo de toda a cronologia histórica, sofreram …
Continue reading A SUPERAÇÃO NIETZSCHIANA DA PROPOSTA ÉTICA KANTIANA: APROXIMAÇÕES E LACUNASNietzsche
Por Júnior César de Sousa* O grande pedagogo é como a natureza: ele deve acumular obstáculos para que sejam ultrapassados. (F. Nietzsche, O euvres philophiques completes, XIX, 16[88]551) Um insight me surgiu durante a exposição sobre Nietzsche e, arrisquei-me a escrevê-lo ainda que de forma breve e sem conhecimentos sólidos acerca da filosofia deste filósofo. Mas …
Continue reading Reflexão acerca do ensino à luz do martelo de NietzscheDaniel Fernandes Moreira * Fabrício Sampaio Coelho ** Introdução A questão religiosa na vida de Nietzsche sempre foi pertinente: quando criança, a exemplo do pai, queria se tornar pastor. Na juventude entra para a universidade cursando teologia. Contudo, deixa inacabada essa faculdade e se entrega ao estudo da filologia que irá resultar na sua introdução …
Continue reading Nietzsche: a negação da religião como consequência do niilismoHarley Carlos de Carvalho Lima O homem é corda estendida entre o animal e o super-homem: uma corda sobre um abismo; perigosa travessia, perigoso caminhar; perigoso olhar para trás… (Nietzsche). Introdução Dentro da filosofia de Friedrich Nietzsche, é pertinente observarmos sua visão acerca do homem. Em sua obra Assim falou Zaratustra, o profeta fictício criado …
Continue reading Além-do-homem: uma possível leitura antropológica a partir do Zaratustra nietzschianoAlessandro Ferreira de Andrade Blanck Desde a filosofia de Sócrates até os nossos dias, percebemos que muito se fala de moral. Segundo Nietzsche, porém, as pessoas não sabem muito bem o que é verdadeiramente “moral” e chegam a confundi-la com o bem e mal. Para buscar compreender a questão, colocamos também nós a pergunta: qual …
Continue reading Uma transvaloração dos valoresBruno Aparecido Nepomuceno Nietzsche fez-nos engolir sem nenhum paliativo a forte constatação da morte de Deus. Eis que tivemos que encarar a dura verdade na qual nossos olhos dogmáticos e metafísicos não ousavam corajosamente se fixar anteriormente, seja por insegurança do que poderia isso acarretar, seja por medo do que esta afirmação poderia causar num …
Continue reading O jogo e a repetição: a vida encarada no fluxo do eterno retorno em NietzscheJoel Santos de Marselha Não existe Deus, há uma ausência de fundamento, de um ser absoluto, de uma verdade absoluta, de um sentido para a vida, não há arqué nem télos. O que vigora é somente o esquecimento do ser e a morte de Deus. Com base nesse niilismo proposto por Heidegger e Nietzsche, este …
Continue reading Niilismo: o alicerce da pós-modernidade?Juliano Aparecido Pinto Pensar a questão do niilismo é algo indissociável do pensamento contemporâneo, uma vez que vimos a dissolução de todos os valores absolutos, os quais direcionavam a reflexão filosófica e a vida do homem antigo-medieval, contando também alguns séculos do período Moderno[1]. Ao perder os referenciais tradicionais aos quais pudesse se agarrar, o …
Continue reading O niilismo como dissolução dos valores supremosJuliano Aparecido Pinto Introdução No cenário do pensar filosófico contemporâneo, vimos um peculiar direcionamento reflexivo para as questões acerca do agir humano, ou se preferir, sobre a Ética. A isto nos garante padre Vaz: “Os estudos sobre ética são, provavelmente, os que mais rapidamente crescem no campo da bibliografia contemporânea em ciências humanas e filosofia. …
Continue reading Provocações NietzscheanasEvaldo Rosa de Oliveira Reginaldo Pereira Inácio O niilismo vem do latim nihil que significa nada; é uma corrente filosófica que, a princípio, concebe a existência humana como isenta de qualquer sentido. Foi popularizada primeiramente na Rússia do século XIX, como reação de alguns intelectuais russos, principalmente socialistas e anarquistas à lentidão dos czares em …
Continue reading O ser humano: a criança niilistaJoão Paulo Rodrigues Pereira Introdução Desde as origens da filosofia na antiga Grécia, a capacidade cognitiva do homem vem sendo uma questão que inquieta os filósofos. Será que o homem é capaz de conhecer a verdade? Será que o homem é capaz de conhecer as coisas na sua plenitude? Até onde a razão consegue apreender …
Continue reading A intuição como condição necessária do conhecimento abstrato, em Schopenhauer e NietzscheNeste trabalho buscar-se-á fazer uma abordagem filosófica do conceito “vontade de potência”, segundo a filosofia de Friedrich Nietzsche. Tendo como suporte as obras “Assim Falava Zaratustra” e “Vontade de Potência”, buscou-se apontar aspectos gerais do tema e, principalmente, aqueles que comprovam o objeto específico trabalhado dentro do tema: a vida. Esta abordagem veio comprovar que, para Nietzsche, o ser humano tende a uma busca por potência, pois esta traz dinamismo, força, domínio, vigor e desejo de sempre auto-superar-se. A “vontade de potência” é uma busca constante de se alcançar o “possível”.
Continue reading A vontade de potência como vida