Fabiano Alves de Assis Adorno, dentro do espírito da Escola de Frankfurt, faz uma crítica à indústria cultural de sua época alegando que ela leva a uma mercantilização e empobrecimento da cultura. Parece ter havido uma capitalização da cultura. O homem, cansado do trabalho, já não sabe dispor de seu tempo livre recorrendo à indústria …
Continue reading Indústria cultural: mercantilização e empobrecimento do ser humanoFabiano Alves Assis
Fabiano Alves de Assis O presente artigo visa investigar o novo sentido que a tese de Maquiavel[1] veio dar à política moderna. De modo analítico e crítico, vamos desenvolver nosso trabalho com a intenção de apontar as novidades trazidas por Maquiavel para o campo das ciências políticas e traçar um breve paralelo entre o que …
Continue reading Discussão sobre o termo política em MaquiavelFabiano Alves de Assis A palavra pessoa nos traz à mente a individualidade de cada ser humano com seu conjunto físico, psíquico, biológico, espiritual e etc. Ela nos passa a ideia das particularidades e singularidades de cada um e também de suas generalizações tais como as necessidades comuns inerentes a todos os seres humanos. …
Continue reading Breve discussão sobre o termo pessoaFabiano Alves Assis Rafael Guimarães de Oliveira A morte causa grande desassossego no homem que se propõe elaborar um pensamento acerca da mesma. Essa inquietação faz parte da história humana, devido à contingência do tema. Sabemos, a grosso modo, que um dia nos faltará o hálito da vida. Vida que aprendemos a amá-la, que temos …
Continue reading A possibilidade de se pensar a morte