9 Comentários

  1. Pe. Edmar

    Gilmar,
    o seu artigo conseguiu sintetizar as idéias principais da antropologia de Blaise Pascal. Este texto reflete a crescente maturidade intelectual que você vem adquirindo nos últimos anos.

    Responder
  2. Gilmar Lopes da Silva

    Obrigado Pe.Edmar! Fico muito feliz em saber disto, uma vez que venho por meio de muitos esforços tentando aperfeiçoar-me cada vez mais. A antropologia é uma matéria que encanta quem realmente se indentifica como humano e tem esse contato com ela. Que bom que meu orientador de Tcc gostou do meu trabalho.

    Responder
  3. Giovane Lopes

    Gilmar,
    por mais que não tenho conhecimento de estudos antropológos deu para entender o objetivo de falar sobre o ser humano em si, onde você destaca que Deus dá as escolha ao ser que ele criou,e só ele pode dar sentido a sua própria vida,ou seja ,nós escolhemos se somos “miseráveis” ou não. Ficou alegre por saber que você utiliza seus estudos para tentar mostra aos outros que a nossa liberdade da “miséria” da vida só depende de nós.

    Responder
    • Gilmar Lopes da Silva

      Obrigado Giovane. Pascal por ser um filósofo que defende o cristianismo, ele possui um pensamento que
      muitas vezes nos leva a pensar como é que diante da tamanha miséria humana, ainda pensamos e achamos que somos melhores do que as outras pessoas.Uma vez que ele mesmo ressalta em seus escritos que: “que o homem só é grande porque reconhece sua miséria”. Ele sabe que é miséravél. Você uma obeservação muito importante em relação a liberdade.

      Responder
  4. cesar

    parabens pelo seu texto , eu estou escrevendo sobre pascal e fiquei feliz ao mim depar com um artito de tamnha grandeza. o meu TCC tem como tema A CONDIACAO DA MISERIA HUMANA NA VISÃO DE PASCAL.

    Responder
    • Rafael Gomes

      Ola, belissima exposição, estou tambem fazendo tcc em pascal.
      mande-me ajuda agradeço.
      TEMA: A CONDIÇÃO DA MISERIA HUMANA EM BLAISE PASCAL

      conesidiu com o tema acima….

      Responder
  5. wesley

    Meu caro, parabéns pela escrita. Estou começando a estudar Pascal para meu tcc.. Estava um em duvida ainda se me aprofundaria no assunto. Essa exposição me ajudou a ter uma ideia mais compreensivel do assunto.

    Responder
  6. Gilmar

    Que bom Wesley faço votos que você navegue mesmo nos pensamentos de Pascal e perceba que ele ultrapassa os filósofos de sua época e coloca em cheque a atualidade e toda as virtudes para se ter uma reflexão clara e profunda do ser humano. Espero que você goste ainda mais de Pascal e faça tranquilamente seu trabalho. Felicidades e boa sorte. E muito obrigado pela visita!

    Responder
  7. Weslley

    Gilmar
    Poderia deixar mais claro de que forma a Pascal vê o processo de conversão do homem à Deus, isto é, como ele sai deste estado de miséria e alcança a graça divina? E supondo que há tal processo no pensamento pascaliano, ele teria alguma relação com o pensamento de santo Agostinho?

    desde já agradeço

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *