6 Comentários

  1. anibal werneck de freitas

    A alma é uma energia provinda de uma fonte a qual chamamos Deus. Todavia, sem o corpo ela não funciona, embora exista independente do corpo. Do mesmo modo o corpo, mas ambos [alma e corpo] precisam um do outro para existirem. Todo ser vivo tem alma, ou seja, uma energia para se manifestar. O problema está no fato de que existem almas mais evoluídas e outras menos, dependendo do corpo em que elas se encontram. O cachorro, por exemplo, tem uma alma sensitiva, ele não tem a consciência de que é um cachorro, mas sente o mundo tanto na parte física, quanto na anímica. Deste modo, chegamos à conclusão de que não existe um mundo povoado só de espíritos, é inconcebível tal ideia, é contra a própria natureza. Se existisse este mundo, por que Deus criaria a natureza?. Seríamos todos espíritos e estaríamos livres das doenças, da morte, enfim, de tudo aquilo que nos traz sofrimento. Por outro lado, que sentido teria um mundo totalmente invisível. Portanto, a alma existe e necessita de um cérebro para criar uma língua que dê condições de formular pensamentos e olhos, também, para não tropeçarmos na primeira pedra que aparecer na nossa frente. Concluindo, o mundo com todas as suas perfeições e imperfeições é a maior e a única obra fantástica oriunda de Deus.

    Responder
  2. Cezar Prado

    Que inovação Descartes trouxe no conceito de alma? Ou seja, o que era alma antes de Descartes (o que foi o ‘velho conceito de alma’ e o novo), que novidade que ele traz?

    Responder
    • Mauriceia chagas do nascimento moço

      Que sentido teria a alma sem o corpo!o corpo precisa da alma para existir

      Responder
  3. Mauricio Paroni

    Texto muito útil para a reflexão que gostaria de inserir em roteiros que escrevo. Certamente o mencionarei. Muito obrigado.
    Mauricio

    Responder

  4. No parágrafo nove achei um erro, que afirma que segundo Descartes “Os animais têm uma capacidade de memorizar, mas não podem raciocinar aquilo que estão fazendo ou falando:” o erro está somente na palavra falar que segundo você ele atribui aos animais irracionais. Até onde eu saiba os animais não têm esta capacidade da fala, ou seja eles tem a capacidade comunicativa, mas são descartados da fala segundo Battista Mondin no seu livro O HOMEM QUEM É ELE? Elementos de Antropologia Filosófica, na dimensão linguística do homem (Homo locues), ele afirma por esta particularidade e outras o Homem supera os animais irracionais. Obrigado!.

    Responder
  5. Mauriceia chagas do nascimento moço

    Que sentido teria a alma sem o corpo!o corpo precisa da alma para existir

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *