3 Comentários

  1. João Paulo

    Parabéns Edivaldo, seu texto ficou muito bem escrito.
    Porém, uma coisa me inquieta sobre o pensamento de Gadamer, quando ele afirma que: “a linguagem é, pois, o centro do ser humano, quando considerado no âmbito que só ela consegue preencher: o âmbito da convivência humana, o âmbito do entendimento, do consenso crescente tão indispensável à vida humana como o ar que respiramos”. Parece que quando ele fala da linguagem esta falando da linguagem verbal – pelo que eu entendi, mas quando pensamos que esta linguagem é o centro do ser humano, estamos afirmando algo universal. Diante disto, como fica as pessoas que não podem falar, através desta linguagem verbal.

    Responder

  2. Edivaldo, parabéns seu texto ficou muito hermenêutico. Com relação ao comentário anterior, ou melhor, questionamento filosófico. Gostaria de dizer que a linguagem em Gadamer não pode ser compreendida somente no sentido verbal, isto seria, se asssim podemos dizer, um reducionismo linguistico com relação ao pensamento de Gadamer. Na verdade, Gadamer compeende a linguagem não somente como capacidade linguistica verbal, mas como toda forma que o ser humano encontra para se expressar. Ao pensar que a linguagem é somente capacidade de se expressar verbalmente, estamos inseridos na linguagem enquanto semântica, ou seja, somente como “mera” descrição do mundo. Esta característica, ou forma de pensar a linguagem encontra sua expessividade nos pensadores da chamada corrente semântica, dentre os quais destaco, Frege,”o primeiro” Wittgenstein dentre outros. Assim fica esclarecido que a linguagem, no que refere ao pensamento de Gadamer está imersa no círculo hermenêutico, o que por sua vez nos mostra que a lianguagem não é só palavra, mas possibilidade de significação, de sentido, ” o olhar por exemplo já sujere várias possibilidades de interpretações, embora ele não seja linguagem verbalizada.” Assim podemos afirmar que a linguagem em Gadamer é o tempo todo hermenêutica e não semântica.

    Responder
  3. Marcelo Filho

    Muito bom viu ja ta me ajudando na Faculdade esse otimo pensamento pra criar varias perguntas nos debates e atividades realizadas.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>