29 Comentários

  1. Thiago Gandra

    Excelente texto Danilo… Nos leva a pensar o quanto a religião pode nos provovar um mal estar, e não um bem estar, depende da forma que a adotemos…

    Responder
    • Pedro

      Pena que Marx não viveu para ver o progresso da religião que ele dizia que quando a religião acabar é que o homem teria sua liberdade palavras precipitadas e sem fundamento

      Responder
    • Ronaldo da Silva Barbosa

      Leia Augusto Cury
      O homem mais feliz do mundo vai clarear sua mente

      Responder
      • Dailde Moura da Costa

        Eu acho lógico acreditar em Deus, não acredito no acaso e nem que uma explosão é capaz de criar, não entendo o fato de dizerem que os homens eram macacos se eles
        não estão evoluindo e se transformando em homens. Não faz sentido a origem da terra se dar através de uma explosão, já que as explosões que eu conheço tem poder para destruir, se uma explosão tem poder para criar isso para mim é milagre. Deus existe sim e todo joelho se dobrará diante dele.

        Responder
  2. Érico Klein

    Muito boa argumentação,

    Responder
    • HUDSON LEANDRO DOS REIS MORAES

      Meu amigo, não pegue o que alguns pastores, padres ou representantes religiosos falam ou fazem. Não abra mão de uma mensagem deixada por Deus a todos nós. O erro de alguns líderes não deve anular o objetivo final de Deus quando nos deixou suas escrituras. Concordo com você que muitos ” falsos cristãos” estão no meio representando o cristianismo e isso interfere e atrapalha na crença de um Deus bom e misericordioso. O inimigo é astuto e sabe aonde influenciar para conseguir seus objetivos. Se a bíblia for um livro de fantasia ( eu não acredito nisso) nós apenas teremos perdido tempo em tentar sem bons, seguirmos os passos de Jesus nela ensinadas, mas se for verdadeira ( que é onde acredito) olha tudo que podemos ganhar e olha o que podemos perder.
      Que nosso bom Deus esteja com você sempre.
      Abraço

      Responder
  3. adriano josé de souza

    há muito tempo que venho entendendo que a religião é uma verdadeira prisão, e ao ler assuntos como este,fico mais consciente da realidade da religião. por isso torço para que homens de conhecimento propague o grande mal que a religião provoca na vida das pessoas.

    Responder
    • Josemar Silva Assis ( Feira de Santana - Ba )

      Meu caro Adriano, talvez vc tenha razão quando se refere religião como uma grande prisão, pois como muitos lideres religiosos pregam por aí realmente qualquer um se sente enjaulado, mas não podemos generalisar, pois existe muitos pregadores que pregam o evangelho libertador, sério, honesto, simples e humano, então vc verá como é diferente a religiosidade e a libertação que Jesus Cristo nos dá. Grande abraço

      Responder
    • Leonardo Guimarães

      Pesquise o Candomblé.

      Responder
    • Karla Rolim dos Reis Souza

      Concordo quando ele fala que o ser humano tem uma carência, mas eu explico. Essa carência foi deixada por Deus na criação do homem e é um vazio que só poderá ser preenchido por Deus. Mas isso é uma questão de fé e ninguém é obrigado a aceitar. Eu decidi aceitar e acreditar, porque fez grande diferença na minha vida. A bíblia fala que a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Deus. Acredito que Deus sempre prepara o momento para salvar cada uma das pessoas que vem a este mundo. Só depende de cada um de nós entender este momento. Não sou marxista por uma questão de princípio.

      Responder
  4. Alexandre

    Excelente argumentação e posicionamento…
    Só destaco uma afimação que me soa um tanto quanto presunsoça e imprecisa.
    É quando o texto la no final diz ” O homem cria uma falsa ideia de Deus e passa a acreditar que de fato ele existe.”
    Me intriga o termo “FALSA IDEIA DE DEUS” , pq o fato de ser falso exige o a presença se seu alter VERDADEIRO , ou seja para se afirmar que algo é falso é preciso saber que existe um verdadeiro.

    Responder
  5. Vitor

    A falsa ideia é sua existência, a verdadeira ideia é sua não existência, e aceitar que acontecimentos climáticos não são manifestações de Deuses como aconteciam no passado.

    Responder
  6. DesAlienado

    “A alienação só sobrevive com a nossa falta de conhecimento social”

    Responder
  7. Alan

    Concordo com todos vocês amigos. Deus verdadeiramente não existe! Deus É! Se existisse, deixaria de ser. Mas é claro que a mente tão lúcida de vocês jamais se deixará aprisionar por aquele que é.

    Responder
  8. julio martins

    realmente a religiao como o termo (opio) siguinifica tambem vicio. E rsponsavel por muitas frustantes ideias transcedentais. Porem o socialismo de max foi responsavel por muito sangue deramado na europa suas ideologia parece ter fulgurado no ocultismo so troxe tirania e escravidao a um sistema de ditadura onde a sociedade eos seus desejos sao controlado pelo estado o estado eo provedor de tudo. Na pratica onde domina o regime socialista so a miseria pobresa e uma prisao a liberdade de expressao. Por isso que a religiao e perseguida . E um erro grave o homen negar a existencia de um ser supremo esse ser existe ea razao da existencia de nossa espeçie deus realmente a religiao como o termo (opio) siguinifica tambem vicio. E rsponsavel por muitas frustantes ideias transcedentais. Porem o socialismo de max foi responsavel por muito sangue deramado na europa suas ideologia parece ter fulgurado no ocultismo so troxe tirania e escravidao a um sistema de ditadura onde a sociedade eos seus desejos sao controlado pelo estado o estado eo provedor de tudo. Na pratica onde domina o regime socialista so a miseria pobresa e uma prisao a liberdade de expressao. Por isso que a religiao e perseguida . E um erro grave o homen negar a existencia de um ser supremo esse ser existe ea razao da existencia de nossa espeçie deus realmente a religiao como o termo (opio) siguinifica tambem vicio. E rsponsavel por muitas frustantes ideias transcedentais. Porem o socialismo de max foi responsavel por muito sangue deramado na europa suas ideologia parece ter fulgurado no ocultismo so troxe tirania e escravidao a um sistema de ditadura onde a sociedade eos seus desejos sao controlado pelo estado o estado eo provedor de tudo. Na pratica onde domina o regime socialista so a miseria pobresa e uma prisao a liberdade de expressao. Por isso que a religiao e perseguida . E um erro grave o homen negar a existencia de um ser supremo esse ser existe ea razao da existencia de nossa espeçie deus realmente a religiao como o termo (opio) siguinifica tambem vicio. E rsponsavel por muitas frustantes ideias transcedentais. Porem o socialismo de max foi responsavel por muito sangue deramado na europa suas ideologia parece ter fulgurado no ocultismo so troxe tirania e escravidao a um sistema de ditadura onde a sociedade eos seus desejos sao controlado pelo estado o estado eo provedor de tudo. Na pratica onde domina o regime socialista so a miseria pobresa e uma prisao a liberdade de expressao. Por isso que a religiao e perseguida . E um erro grave o homen negar a existencia de um ser supremo esse ser existe ea razao da existencia de nossa espeçie deus e real

    Responder
    • Vaz

      Júlio, precisa aprofunda seus estudos, todos os sistemas politicos, econômicos, social e cultural; traz consigo sua opreensão. Veja a miséria que traz o Capitalismo, todos os dias morrem pessoas excluidas da qualidade de vida, devido esse sistema; já contou isso? suas palavras demonstram como é cego e sectário, ver o mau no bem, mas não consegue ver o mau, no mau que você está.

      Responder
  9. João

    Qualquer religião pode ter falhas pois é dependente das relações humanas e suas discrepâncias mas é onde exercitamos a fé e isso implica em perdoar.
    Só entende a religião quem tem uma, só acredita em milagres quem viveu ou presenciou um e estes jamais duvidarão da existência de Deus.

    Responder
  10. m:c

    NOTA DO EDITOR: Caros leitores, alguns comentários deste post foram excluídos por conterem ofensas pessoais entre os comentadores. Esclarecemos que este é um espaço para discussão de ideias e que ataques de natureza pessoal nada acrescentam ao conhecimento.

    Responder
  11. Leonardo Guimarães

    Pesquisem a História do Candomblé.
    Boa sorte, vocês terão a oportunidade de conhecer algo bem diferente do comum!

    Responder
  12. dinha

    Muito bom…

    Responder
  13. Ruth Dávilla

    Caralho! Muito bom

    Responder
  14. PAULO FERNANDES

    Excelente texto, simples e esclarecedor. Parabéns.

    Responder
  15. Liliane

    Texto bastante esclarecedor sobre a “origem” dos credos metafísicos, ou das condições que levaram a criativa mente do homem primitivo à teorizar tais ” verdades”.
    Uma obra que lembrei enquanto lia o artigo, é o livro “Origem”, do Dan Brown, que dentre as principais pautas acadêmicas é a explicação de como surgiu a religião e de como ela ainda está presente na nossa psique humana, na da maioria das pessoas e na do povo. Uma das melhores analogias q o livro dá para o papel da religião em seus primórdios, é o de “Deus das lacunas”, já q como explicado no livro e aqui, ela serviu para preencher os mistérios – lacunas, deixados pelos fenômenos desconhecidos que estavam além da compreensão da época.
    ( recomendo demais que leiam )

    Responder
  16. Celio Oliveira

    O texto é esclarecedor do ponto de vista do que pensava o alienado Karl Marx que morreu sem conseguir compreender o mundo a sua volta e como tudo isso é obra do criador. Cérebro de ervilha esse de Marx.

    Responder
  17. Antonio Balbino Sacramento Ferreira

    Muito interessante seu artigo, gostei muito, bastante coerente.
    Parabéns!

    Responder
  18. Augusto

    Certo, mas a única solução que Marx chega é a conclusão da extinção da religião? Não teria algo mais profundo?
    Esses são alguns dos questionamentos que eu tenho, já que me deram muitos motivos de que a religião faz mal, mas somente uma solução. Gostaria de uma explicação da solução chegada, e não dos motivos.
    Desde já agradeço,
    Augusto.

    Responder

  19. O ateu elimina Deus do contexto, para ficar livre para poder pecar a vontade e no futuro não precisar prestar conta.

    Responder
  20. Nelson Filho

    Muito bom o texto , achei o desenvolvimento bem racional , e a sua criticidade fundamentadas , e sem as escamas da religião…. Pois o cristianismo foi uma criação de Constantino do império romano, assista ” Concilio de Niceia “…Um abraço !

    Responder

  21. Esse comunismo materialista de Marx nunca pregou o bem, foi o contrário, se responsabilizou por mais mortes do que nas duas grandes guerras, esse comunismo por onde passou matou mais de 120 milhões de pessoas em todo o mundo. Para esse comunismo o certo é trocar Deus pelo Estado, as pessoas do povo tem que idolatrar, bendizer e louvar quem está na presidência da República como é em Cuba, Coréia, China, etc. Karl Marx inventou que devemos trocar Deus pelo Estado. Absurdo. Inclusive todos comunistas mundiais optam por louvar Lúcifer nas horas vagas. Não é melhor continuar acreditando em Deus???

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *